Ar-condicionado VRF – 7 razões para escolher

Você conhece o sistema de ar-condicionado VRF? Essa nova tecnologia de climatização está cada vez mais comum no mundo todo e é uma das melhores opções para os grandes espaços.

Se você está pensando em substituir o sistema de climatização comercial ou um ar-condicionado em um edifício residencial, há um novo tipo de tecnologia de ar-condicionado no mercado que você precisa conhecer. É chamado de fluxo de refrigerante variável (VRF) e é o mais recente e maior em conforto de aquecimento e refrigeração.

Estas são as vantagens de um sistema VRF:

  • Conforto consistente
  • Funcionamento silencioso
  • Eficiência energética
  • Flexibilidade de instalação, ótima para espaços apertados
  • Aquecimento e resfriamento simultâneos
  • Aquecimento e resfriamento por zonas
  • Controles de última geração
  • Menos avarias / menos tempo de inatividade

O que é um sistema VRF (Fluxo de Refrigerante Variável)?

Por ser uma tecnologia cada vez mais comum no ramo da climatização, muitas pessoas em grandes ambientes estão ouvindo mais sobre esse sistema. Por muitos, é até considerado uma nova e diferente tecnologia. Mas os sistemas VRF já existem há décadas.

Fluxo Variável de Refrigerante, ou sistemas VRF HVAC, tem sido o sistema HVAC principal na Europa, Japão, China e outras partes do mundo há algum tempo. Nos últimos 5 a 10 anos, a tecnologia de ar-condicionado VRF se tornou cada vez mais popular nos EUA e especialmente em grandes áreas urbanas como a cidade de Nova York.

Como os sistemas tradicionais de ar-condicionado central usados para espaços comerciais e residenciais, os sistemas VRF são refrigerados a ar e à base de refrigerante, usando unidades condensadoras externas e unidades de ventilação internas. Mas a semelhança para por aí.

Em vez de uma unidade grande e barulhenta bombeando ar para todo o espaço, um sistema VRF apresenta vários manipuladores de ar menores que podem ser controlados individualmente e canalizados de volta para um único sistema. O termo fluxo de refrigerante variável, ou VRF, refere-se à capacidade do sistema de controlar a quantidade de refrigerante que flui para cada um desses pequenos manipuladores de ar.

Esta sofisticada tecnologia é capaz de fornecer não apenas resfriamento, mas também calor, e até mesmo ambos simultaneamente a diferentes áreas dentro do espaço. O uso de múltiplas unidades internas oferece a capacidade de criar zonas que podem ser controladas individualmente. Além disso, esses sistemas VRF são muito silenciosos e eficientes em termos de energia, porque o compressor de velocidade variável funciona somente com a capacidade necessária para as condições atuais.

Espaços onde o VRF apresenta uma boa usabilidade

Em grandes cidades, como São Paulo, onde o espaço é escasso e os custos com energia são altos, os residentes e proprietários de empresas estão escolhendo cada vez mais os sistemas VRF para esses tipos de espaços:

  • residências de alto padrão, incluindo casas de alvenaria e apartamentos de luxo
  • Restaurantes
  • Lojas de varejo
  • Escritórios

Qualquer lugar que requeira aquecimento e resfriamento personalizados em várias zonas

7 razões para escolher um sistema de ar-condicionado VRF

Confira algumas das principais vantagens desse tipo de sistema.

Eficiência energética

Os sistemas de ar-condicionado VRF usam menos energia por vários motivos. O sistema é projetado para fornecer exatamente a quantidade de resfriamento necessária para as condições atuais, o que significa que ele é executado com menos frequência e com menor capacidade. O sistema VRF HVAC também é projetado para capturar calor do processo de resfriamento e reutilizá-lo em outras áreas que possam precisar de aquecimento.

Funcionamento silencioso

Em um sistema VRF, a unidade de condensação mais ruidosa geralmente está fora e os manipuladores de ar internos são menores e mais silenciosos que um sistema split tradicional.

Aquecimento e refrigeração ao mesmo tempo

O sistema de ar-condicionado VRF captura o calor residual absorvido do ar durante o processo de resfriamento e redireciona esse calor para outras partes do edifício que precisam de calor. Isso significa que você pode ter ar-condicionado na sala de estar para uma festa, enquanto aquece o quarto onde o bebê está dormindo.

Ou você pode ter calor no inverno para ambientes mais frios e ar condicionado na sala de conferências central para uma grande reunião.

Conforto consistente

O compressor do sistema VRF pode detectar os requisitos precisos de cada zona e enviar a quantidade precisa de refrigerante necessária para realizar o trabalho. Como resultado, cada área do seu espaço é consistentemente confortável com umidade bem controlada e sem pontos quentes ou frios.

Menos tempo parado

Como o sistema VRF foi projetado para funcionar somente quando necessário e em condições de carga parcial, há menos desgaste nas peças. Isso significa menos avarias. Além disso, se algo der errado com um manipulador de ar, muitas vezes os outros não serão afetados. Isso significa que o ambiente não vai ficar completamente sem ar-condicionado de uma só vez.

Menos espaço Como os manipuladores de ar são menores e os sistemas VRF geralmente não exigem dutos, eles não exigem tanto espaço de parede e teto para o equipamento. Dessa maneira, muito do espaço interno é mantido e consequentemente o design do interior é bem melhorado.

Controles modernos

Para residências, você pode aproveitar a tecnologia de controle móvel que permite ajustar as configurações de temperatura para cada zona a partir do seu dispositivo móvel. Para configurações comerciais, os controles incorporados do sistema VRF podem permitir que você pule a compra de um software caro de gerenciamento predial.

Questões a considerar ao escolher um sistema de ar-condicionado VRF

Custo maior no ato da compra

Os sistemas VRF podem custar mais do que os sistemas de ar centrais tradicionais logo na compra ou instalação. Mas esse custo pode ser compensado por contas de energia mais baixas e despesas de reparo ao longo do tempo. Peça a um especialista em ar-condicionado para ajudá-lo com uma comparação de custo-benefício.

Necessidade de instalador profissional e especializado

Esses sistemas são extremamente sofisticados e exigem um instalador treinado e experiente. Se você escolher uma empresa que não atende os requisitos exclusivos dos sistemas VRF, você terá um desempenho abaixo da média e pagará mais no final para contratar um especialista para corrigir possíveis erros.

Confira mais no nosso Blog! 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.