Curiosidades sobre o ar-condicionado

Para descontrair um pouco vamos falar de algumas curiosidades sobre o ar-condicionado. Assim você entende mais sobre o seu sistema e aprende um pouco mais sobre a história do equipamento.

Curiosidades sobre o ar-condicionado

O ar-condicionado é relativamente novo no Brasil, tendo alcançado um nível popular apenas nos últimos 15-20 anos. Por isso as nossas curiosidades englobam o mundo todo e os lugares onde esses sistemas foram importantes e relevantes.

Sem mais delongas, vamos a algumas curiosidades sobre o ar-condicionado

Você pode agradecer a indústria de jornais por inventar o ar-condicionado

Antes de seu nome ser encontrado em sistemas de resfriamento doméstico em todo o mundo, Willis Carrier trabalhou na Sackett-Wilhelms Litografia & Publishing Company, no Brooklyn, Nova York.

Em 1902, houve alguns grandes problemas na gráfica:

Imprimir páginas era um processo muito lento, complicado e bastante caro. Às vezes, apenas uma cor podia ser impressa nas páginas por dia.

O papel usado na revista absorvia ar e se expandia. Como resultado, as cores não se ligariam corretamente.

Demorava muito tempo para a tinta secar. Mas as páginas tinham que ser impressas, já que os assinantes esperavam receber a próxima edição de sua revista e jornal. Era uma corrida constante contra o tempo.

Carrier trabalhou na fábrica de impressão como engenheiro. Sua ideia era soprar ar através de canos que estavam cheios de água fria, criando uma espécie de umidificador.

Depois, o seu próximo procedimento foi encontrar uma maneira de esfriar a água de forma mais rápida nos canos. Ele adicionou uma máquina de refrigeração que, quando ligada, soprava ar frio por toda a fábrica.

E assim, a primeira versão do ar-condicionado moderno nasceu.

Você sabe qual foi um dos primeiros lugares públicos a instalar um ar condicionado? Cinemas.

Sempre que ouvimos o termo “blockbuster de verão”, pensamos automaticamente em filmes de sucesso e pessoas esperando na fila para vê-los.

Isso começou nos anos 1930.

Naquela época, os filmes não eram realmente lançados no verão. A razão é que as pessoas preferiam passar o tempo do lado de fora do que do lado de dentro no verão. O motivo? Por que era muito quente e o ar-condicionado ainda não existia dentro dos cinemas.

Ou seja, as pessoas deixavam de ver os filmes porque não queria ficar passando calor sentado nas poltronas.

Então, os estúdios de cinema começaram a lançar seus maiores sucessos no verão, graças ao Spielberg e o seu grande sucesso Tubarão.

O pensamento era que eles poderiam atrair as pessoas a entrar no cinema para desfrutar de um bom filme e do conforto do ar condicionado ao mesmo tempo.

Funcionou. As vendas de ingressos dispararam quando as pessoas se aglomeraram nos cinemas para escapar do calor (e também curtirem um bom filme).

E foi assim que a frase “blockbuster de verão” veio a existir.

As pessoas faziam algumas coisas estranhas para manter a temperatura do ar baixa antes do ar-condicionado ser inventado.

É impossível imaginar a vida sem um condicionador de ar.

 

Mas é isso que o mundo era antes de 1902. E quando as temperaturas esquentavam, pessoas de todo o mundo faziam o que podiam para manter a temperatura baixa.

Enquanto no Brasil não tinha muito o que fazer, já que não existia neve por aqui, nos outros continentes as pessoas improvisavam de diversas maneiras.

Viver no subsolo

Nos tempos antigos, a melhor maneira de vencer o calor era abandoná-lo completamente. Cavernas subterrâneas, casas e até cidades foram construídas para ajudar na regulação da temperatura.

Este processo ainda está em uso hoje. Afinal, as áreas no subsolo são geralmente mais frios do que as áreas da casa que estão acima do solo.

Paredes grossas

Paredes de pedra são excelentes para a condução de calor. Condução térmica significa passar energia térmica através de um material particular. Quanto mais pedra usada nas paredes, mais condução de calor poderia ocorrer.

Enquanto isso era ótimo no verão, também significava que a casa em si era um péssimo sistema de aquecimento doméstico. Afinal, a pedra é ótima para se livrar do calor, o que significa que é ruim em retê-lo.

Blocos de gelo (colheita de gelo)

Essa é uma das curiosidades sobre ar-condicionado mais interessantes. No verão, muitas pessoas coletaram e armazenaram blocos de gelo retirados de lagos congelados durante o inverno. Quando o calor chegava, eles trariam o bloco de gelo para dentro da casa. Aliás, a profissão de coletor e entregador de gelo era bem comum nessa época.

Algumas razões para isso ser problemático: Primeiro, você precisava encontrar um local para armazenar o gelo durante o inverno. Em segundo lugar, se fosse um inverno ameno, era difícil encontrar blocos congelados.

Finalmente, quando o bloco de gelo derretia, ele deixava uma grande poça de água que precisava ser limpa. Em alguns casos, havia tanto que os pisos se deformaram e os móveis foram arruinados.

Odeia trabalhar o ano todo? Você pode agradecer (ou culpar) o ar condicionado.

Antes do advento do ar condicionado, certas indústrias pausavam de 2-3 meses no verão porque estava muito quente para trabalhar:

  • Governo
  • Fabricação industrial
  • Trabalho de escritório.

Parece muito bom, não é? Sair do trabalho em outubro e só voltar no começo do ano quando a temperatura diminui. Claro que isso nunca foi comum no Brasil, considerando que somos um país tropical e quente, onde a grande maioria já está acostumada a lidar com o calor.

Assim que condicionadores de ar se tornaram comuns, essa prática chegou ao fim. Esperava-se agora que os trabalhadores trabalhassem 12 meses por ano.

Na verdade, em 1957, 90% das empresas consideravam o ar-condicionado “o fator mais importante na eficiência do escritório”.

Muita energia é usada para alimentar condicionadores de ar todos os anos.

Aqui está uma das curiosidades sobre o ar-condicionado que é bem curta, mas muito interessante: A quantidade de energia usada APENAS para condicionadores de ar (e lembre-se, eles não são usados ​​o ano todo) poderia alimentar o continente INTEIRO da África pelo mesmo período de tempo.

Essas são algumas das curiosidades sobre o ar-condicionado que trouxemos para você! O que acharam? Confira muito mais dicas sobre ar-condicionado e muito mais.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.