Instalação de ar condicionado – Como garantir o melhor resultado

Um novo sistema de ar condicionado representa um grande investimento e é compreensível que alguns proprietários de casas ou empresas desejem reduzir os custos de instalação. Isso pode ser um erro grave se a economia for feita ao escolher um profissional ou empresa de instalação de ar condicionado não capacitado.

Instalar unidades de ar condicionado é um trabalho complexo e que precisa de uma série de elementos para um projeto bem elaborado.

A instalação de má qualidade pode resultar em problemas e despesas de longo prazo.

Além dos condicionadores de ar, também é preciso ser bem preciso nas estruturas adjacentes. Nos aparelhos de ar condicionado dutados é ainda mais importante que a instalação seja feita com a melhor qualidade possível.

Se o trabalho não for feito corretamente, o sistema não funcionará de maneira eficiente, causando muito mais gastos com energia elétrica. Além disso, o sistema também poderá ficar mais propenso à quebra e ter uma vida útil bem mais curta. O Energy Star, um programa internacional que nasceu nos Estados Unidos que avalia os equipamentos quanto à eficiência e ao impacto ambiental, estima que cerca de metade de todos os sistemas de aquecimento e resfriamento não funcionam como deveriam porque foram instalados de maneira inadequada.

Um sistema HVAC que não fornece um ótimo desempenho pode ser caro para os proprietários de residências, comércios e empresas. Os sistemas de climatização representam cerca de 40% ou mais do consumo de energia de um ambiente residêncial ou comercial, principalmente em prédios. A Energy Star estima que a instalação inadequada pode reduzir a eficiência do sistema em até 30%.

Os profissionais qualificados para a instalação de ar condicionado garantem que seu sistema tenha o melhor desempenho, selecionando uma unidade adequada e garantindo que os componentes e a infraestrutura do sistema estejam instalados corretamente.

Como garantir a instalação de ar condicionado de forma correta

Instalação de ar condicionado

Para que você possa garantir que a instalação de ar condicionado na sua residência ou empresa seja correta, é preciso certificar de que o profissional vai seguir os itens básicos para uma instalação bem-feita.

Escolhendo o tamanho certo para a unidade de ar condicionado do ambiente

Assim como tentar colocar um motor de um fusca em uma Ferrari, ou da Ferrari no fusca, não dá para fazer a instalação de ar condicionado com tamanhos e dimensões erradas.

O tamanho é importante quando se trata de unidades de HVAC, e a escolha de uma unidade apropriada é fundamental para reduzir os custos de energia e garantir a longevidade do seu sistema.

Se o seu sistema de climatização for muito grande, você terá problemas com variações de temperatura e pontos quentes e frios em toda a sua casa ou empresa. Além disso haverá problemas com a umidade excessiva do ambiente, além de mais gasto com energia. Se a sua unidade for pequena demais, ela terá dificuldades para alcançar as temperaturas desejadas nos dias quentes de verão.

O aumento da carga de trabalho em um sistema menor do que o recomendado provavelmente causará desgaste bem antes do tempo. E isso, claro, causa um gasto muito grande e desnecessário.

Os profissionais de instalação de ar condicionado (de pequeno, médio ou grande porte) seguirão as regras usadas no mercado para determinar a carga de aquecimento e resfriamento de sua residência ou empresa.
Este cálculo é feito através de uma conta bem simples e descomplicada que explicamos lá no nosso artigo sobre A importância dos Projetos de climatização!

Uma vez feito isso, eles selecionarão uma unidade de tamanho apropriado.

Instalando os dutos em sistemas de ar condicionado central

Os dutos são como as artérias principais dos sistemas de climatização central. Eles são responsáveis por carregar o ar frio (ou quente) para todos os ambientes que devem ser resfriados ou aquecidos. Os dutos são muito mais comuns nos ambientes comerciais e empresariais.

Dutos mal instalados irão ter perda de ar quente ou frio, forçando o sistema a trabalhar mais para alcançar as temperaturas desejadas. Existem dados que apontam que cerca de 20% a 30% dos ares condicionados se perdem durante a passagem pelos dutos.

A instalação defeituosa é uma das causas dessa perda, assim como vazamentos nas juntas e problemas que podem ocorrer nos dutos ao longo do tempo ou por pequenos traumas.

A instalação do ar condicionado feita de forma correta garantirá que o sistema de dutos seja projetado e instalado de maneira a maximizar a eficiência geral do sistema, além de garantir uma melhor distribuição do ar por todo o ambiente.

Durante a instalação de ar condicionado realizada de forma correta ocorre a devida selagem dos dutos conforme necessário para evitar vazamentos. Após a instalação, um bom profissional também inspecionará o sistema para garantir que ele seja hermético.

Escolhendo o refrigerante correto

O gás refrigerante é a substância principal para realizar a refrigeração do ar. Ele é responsável por gelar o ar que é retirado pela evaporadora e levado até a condensadora.

Os sistemas de climatização, pequenos ou grandes, estejam em área comercial ou residencial, precisam da quantidade certa de refrigerante para garantir o desempenho ideal. Se não houver refrigerante suficiente no sistema, ele terá capacidade de resfriamento reduzida e será ineficiente. Com o tempo, pode aumentar o desgaste do sistema, pois ele trabalha mais do que deveria para esfriar a área.

Se um sistema estiver sobrecarregado, a pressão de operação estará incorreta e poderá ocorrer problemas de “slugging” com o gás refrigerante. O slugging de refrigerante ocorre quando o líquido entra no compressor em vez de vapor e pode causar danos graves a todo o sistema e climatização.

A instalação de ar condicionado feita de forma correta também garante que não haverá vazamentos de gás refrigerante. Os vazamentos são problemas graves e que podem prejudicar não só o aparelho, mas todo o meio ambiente.

Garantindo espaço e evitando o bloqueio da passagem de ar

Parte do trabalho da unidade externa, também chamada de condensadora, é jogar o ar quente para a atmosfera.

Porém, a unidade não vai conseguir cumprir a sua função se houver algum bloqueio de ar, natural ou não. Algumas vezes, a condensadora é colocada perto demais de uma parede, bloqueando o ar e dificultando bastante o resfriamento.

O escoamento da chuva ou a queda de folhas também podem danificar a unidade.

A instalação de ar condicionado, quando feita de forma correta deve garantir que a unidade seja colocada de forma adequada na parte exterior do ambiente. A unidade deve estar suficientemente longe das saliências do telhado e da calha para protegê-la da queda de objetos ou detritos.

As árvores e arbustos ao redor dela devem ser removidos para evitar obstruções, garantindo que o ar não vai ser bloqueado durante a sua passagem.

Problemas com bloqueio da passagem do ar podem diminuir a eficiência do ar condicionado, aumentar o gasto de energia e até causar danos graves nos componentes mais sensíveis.

Instalação de ar condicionada mau feita – Como reconhecer?

Acredite ou não, mas uma má instalação pode levar a unidade a sofrer danos graves. Incluindo pegar fogo.

Se a unidade de ar condicionado não estiver funcionando corretamente ou se suas contas de energia estiverem inexplicavelmente altas, uma instalação defeituosa pode ser a raiz de seus problemas.

A verificação dos seguintes componentes pode ajudá-lo a informar melhor o técnico de reparos sobre seu problema e facilitar bastante o diagnóstico. Permitindo que eles determinem sua causa mais rapidamente e trabalhem na solução com mais rapidez.

  • Verifique o seu aparelho e certifique-se que ele é correto para você – Anote qualquer informação sobre a sua unidade, tal como o fabricante e o número do modelo. Não se esqueça de verificar também a metragem quadrada do ambiente a ser climatizado. Uma pesquisa on-line rápida pode ajudar você a determinar se sua unidade é grande ou pequena demais para sua casa. Se você não conseguir descobrir, transmita as informações que você reuniu para um técnico de AVAC. Ele provavelmente vai saber se a unidade está correta para o seu ambiente.
  • Verifique os dutos – A maioria dos problemas nos condicionadores de ar centrais está ligado com problemas nos dutos. Até onde você puder fazer um checkup, verifique o duto de seu sistema para encontrar vazamentos ou conexões soltas. Se você ver algum problema, anote-o e informe ao profissional ou a empresa de reparo de sua confiação o mais rápido possível.
  • Preste atenção nas suas contas de energia elétrica – Se você acabou de comprar uma unidade de ar condicionado, é possível determinar se ela foi instalada de forma errada analisando as contas de energia elétrica. Se as suas contas forem mais altas do que eram com o sistema antigo, é provável que algo esteja errado com a nova unidade ou com a instalação.
  • Cheque a unidade visualmente – Verifique se ele parece estar muito perto da parede do prédio ou da residência ou se parece que não está instalado de forma correta. Se você vir algo que pareça estranho, não deixe de falar para a o técnico que você vai contatar para solucionar o problema.

A instalação de ar condicionado de forma incorreta não será a causa de todos os problemas que podem surgir no seu sistema de climatização.

Se a sua unidade tiver mais de 15 a 20 anos, é provável que o tempo de vida útil tenha mais a ver com o problema do que qualquer falha de instalação. Independentemente da causa do problema, é importante consultar um profissional da área rapidamente antes que ele lhe custe mais dinheiro.

Os erros mais comuns durante a instalação do ar condicionado

Instalação de Ar Condicionado

O primeiro erro já é não contratar um profissional capacitado para a realização deste tipo de projeto, como já dissemos.

Porém, até os profissionais podem cometer alguns errinhos. Esta parte do texto é dedicado aos instaladores que querem aprender um pouco mais!

Os principais erros ao instalar o ar condicionado são:

1. Não verificar os drenos

Os drenos são parte importante para o funcionamento do ar condicionado. Eles evitam que a umidade fique dentro do ambiente. Durante uma instalação de ar condicionado malfeita é possível que os drenos liberem partículas que causam a infiltração em tetos e paredes. O grande problema é que um ambiente úmido e climatizado é perfeito para a proliferação de culturas nocivas ao trato respiratório dos humanos.

Ou seja, além de atrapalhar o funcionamento do aparelho, a falta de cuidado com os drenos pode ser prejudicial para a saúde das pessoas no ambiente.

2. Escolher um local mal ventilado

O local onde a condensadora deve ser instalada deve possuir muito mais do que apenas valores estéticos. É preciso pensar na circulação de ar do ambiente, além do tempo em que há exposição direta à luz solar.

Durante a instalação você não deve pensar em esconder a condensadora da visão geral das pessoas por que ele “é feio”. Pense que você pode gastar mais do que o necessário porque não pensou em escolher um local bem ventilado.

Procure sempre realizar a instalação em paredes onde não há o contato direto do Sol. Estas são as paredes viradas para o leste e oeste. Também verifique se a ventilação de ar no ambiente é adequada para “carregar o ar quente da condensadora para fora”.

3. Usar condutores inapropriados

Os condutores apropriados, quando instalados de forma correta, evitam qualquer tipo de vazamento. Sem contar que os condutores corretos melhoram bastante o desempenho da refrigeração dentro da condensadora. Eles são fabricados para modelos específicos e nem sempre são intercambiáveis.

Por isso é necessário manter bastante atenção na hora de escolher as condutas que serão usadas na instalação de ar condicionado. Deve ser analisado se os tamanhos estão condizentes com o modelo do ar condicionado a ser instalado. Se você tiver alguma dúvida sobre a escolha do técnico, pergunte se ele realizou os cálculos necessários.

5. Não estar a refrigeração

Está é uma regra que funciona para qualquer área técnica ligada a instalações. Após a instalação de ar condicionado, é preciso certificar que o sistema está funcionando. Assim que o trabalho for terminado, faça, ou solicite, um teste para o profissional. Assim você pode notar se há algum defeito na peça ou erro na instalação.

Durante o teste inicial, também é preciso checar se há algum vazamento de líquido refrigerante do sistema.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.