Tecnologias em ar condicionado para você ficar de olho

Tecnologias em ar condicionado que vão revolucionar a climatização.

Os sistemas de ar condicionado estavam cada vez mais avançados. Este avanço está sempre tentando trazer mais benefícios e mais comodidade para os usuários deste sistema.

Confira algumas das tecnologias em ar condicionado que você deve ficar de olho para os próximos anos!

Tecnologias em ar condicionado – termostato

Uma potencial solução simples é atualizar o termostato, ou instalar um, caso não tenha. Muitos condicionadores de ar possuem termostato nativo e apenas o controle.

Porém, ao instalar está tecnologias em ar condicionado, é possível aumentar drasticamente o conforto e a economia com um sistema de climatização.

Se o seu equipamento possui termostato, é possível atualizá-lo para um modelo digital, ou até mesmo um termostato inteligente.

Claro que ele não economiza horrores, é necessário saber usar o equipamento e também se preocupar com a manutenção preventiva e muitos outros aspectos. Porém, embora um novo termostato sozinho não reduza o uso de energia, encontrar um termostato com opções avançadas de programação facilita a configuração sem qualquer sensação desconfortável.

Termostato muito básico?

Muitas pessoas atualizam seus condicionadores de ar ou instalam unidades novas sem atualizar o termostato. Embora os termostatos possam ser universais, trabalhando com várias marcas e modelos, um termostato básico não servirá se você quiser usar o ar-condicionado. É preciso empregar novas tecnologias em ar condicionado.

Muitas vezes, termostatos manuais sem muitos controles de regulagem permanecem na mesma temperatura por longos períodos, sem que alguém regule a temperatura de acordo com a necessidade térmica do dia. Como por exemplo, regular o ar para uma temperatura menor no começo da noite, onde a temperatura é mais alta, e depois aumentar a temperatura durante a madrugada e primeiras horas da manhã, quando é mais frio, é essencial para economizar bastante.
Um termostato programável pode ajudar com essa tarefa, isso por que você não precisa levantar durante a noite pra fazer o ajuste de temperatura. Além de economizar, evita o frio exagerado nas primeiras horas da manhã.

Use seu termostato programável com responsabilidade

Quando é instalado um sistema de ar condicionado com um termostato inteligente, você tem a chance de começar a usar o sistema de climatização com eficiência energética e conforto. Aprenda a usar seu termostato da maneira mais eficiente, pré-agendando as configurações de acordo com seus horários e hábitos de trabalho.

Reserve algum tempo para ler o manual do termostato ou converse com um técnico para garantir que a nova instalação do termostato funcione conforme a necessidade. Ao lidar com um termostato, ou apenas com o controle, lembre-se de não exagerar na temperatura. A maioria das pessoas se sente confortável com 23º, temperatura ideal para o corpo humano.
Outra dia é, se você for sair do ambiente por menos de 2 horas, deixe o ar condicionado ligado, apenas aumente a temperatura. Dessa maneira ele acaba gastando menos do que se tivesse que resfriar todo o ambiente novamente.

Uma outra opção: um termostato Wi-Fi

Os termostatos Wi-Fi usam tecnologia doméstica inteligente para permitir o controle remoto da temperatura em sua casa. Seu termostato se conecta ao Wi-Fi em casa para comunicar informações a um aplicativo que você pode baixar no telefone ou tablet (geralmente com informações de login e senha para evitar acessos sem autorização).

Através disso é possível fazer ajustes no termostato mesmo quando não estiver em casa. Por exemplo, você pode ligar ele do trabalho, quando estiver para sair, para chegar em casa já em um ambiente climatizado e bem confortável.

Também é possível aumentar a temperatura durante o horário de pico, se você se preocupar com as suas contas de luz. Tudo isso sem sair do mesmo ambiente. Os termostatos Wi-Fi até aprendem suas preferências ao longo do tempo, ajustando-se automaticamente à sua programação se você ativar esse recurso.

Tecnologia inverter

manutenção preventiva de ar condicionado
As unidades de ar condicionado inverter são consideradas tecnologias inovadoras e sofisticadas compostas de um compressor de velocidade variável, ao invés de um compressor de velocidade fixa (padrão dos modelos tradicionais).

Embora este processo seja mais complicado do que parece, a essência da velocidade variável não é permitir que o compressor funcione com potência total durante todo o tempo em que é colocado, mas sim para controlar sua operação conforme necessário. Este compressor regula constantemente a temperatura, conforme a necessidade do sistema e da temperatura desejada pelo usuário.

Principais vantagens do sistema inverter em ar condicionado

Confira algumas das principais vantagens do uso das tecnologias em ar condicionado.

Eficiência Energética

A tecnologia inverter é considerada top de linha quando se trata de eficiência energética. Ela conta com um sistema muito mais econômico de operação. Nos ar condicionado que utilizam a tecnologia inverter, o resfriamento e o aquecimento são automatizados de maneira eficiente e suave, sem trancos no compressor e sem aumentos repentinos de energia.

Isso é feito com um censor ajustando a potência de acordo com a temperatura atual. Isso é semelhante à maneira como a velocidade de um carro é controlada quando você aumenta ou diminui a pressão no acelerador.

Ao invés de desligar sempre que a temperatura atinge o programado e depois ligar quando a temperatura aumenta, o ar condicionado inverter continua funcionando, mas em velocidade reduzida. Nesses casos, ficar funcionando direto é mais produtivo e econômico do que ter picos durante os momentos que liga e desliga.

Menos ruído

O ar condicionado inverter é mais silencioso em sua operação. Isso ocorre porque, ao contrário dos sistemas sem inverter, eles não ligam e desligam toda vez que atingem certos limites de temperatura. Em vez disso, eles apenas funcionando de forma contínua, mantendo e ajustando a temperatura constantemente.

Essa operação faz com que ele seja muito mais silencioso do que os sistemas tradicionais. Isso também significa que seu desgaste é menor, fazendo com que durem mais. Em comparação com um sistema não-inversor, a unidade de ar condicionado inverter é mais para ser comprada, mas é considerada uma oferta de investimento inteligente a longo prazo, já que o gasto é coberto pela economia nos meses seguintes.

Tecnologia Wind Free

Recentemente a divisão indiana da Samsung anunciou o primeiro ar condicionado “sem vendo” do mundo. Uma nova tecnologia que vai começar a ser implementada nos modelos mais novos da marca.

Essa tecnologia em ar condicionado fornece condições ideais para a temperatura ambiente com a ajuda de 21.000 micro orifícios de ar, sem o desconforto do fluxo de ar direto. Ele também promete reduzir o consumo de energia em até 72%, disse a empresa em um comunicado.

“No segmento de ar condicionado, a dispersão direta de ar frio e a o aumento nas contas de eletricidade são dois problemas. O primeiro ar “Wind-Free” do mundo da Samsung aborda esses dois problemas juntos, proporcionando conforto de refrigeração inigualável, enquanto garante a eficiência energética ideal ”, disse Alok Pathak, vice-presidente de negócios da Samsung Índia.

Um sistema de arrefecimento de duas etapas primeiro baixa as temperaturas no “Modo de resfriamento rápido” e depois alterna automaticamente para “Modo de resfriamento sem vento”, criando “ar parado” quando a temperatura desejada é atingida.

Essa é uma das tecnologias em ar condicionado nova, que logo vai começar a ganhar o mundo, começando pela Ásia. A promessa de conforto térmico com economia e mais qualidade é interessante e com certeza vale a pena ser acompanhada.

O uso da Internet das coisas

A IoT (Internet das Coisas) fez uso do avanço nas tecnologias de informação e comunicação, onde o fluxo de informações em um ambiente seguro permitiu mudar as formas como as soluções HVAC estão sendo controladas. Aqui estão algumas das vantagens de usar a Internet das Coisas no aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração.

1. Conectividade com a Internet

Esses dispositivos no equipamento não estão apenas conectados uns aos outros, mas estão conectados ao mundo externo por meio da conectividade com a Internet. Isso significa que, enquanto houver uma conexão de Internet com banda suficiente em qualquer parte do mundo, você poderá acessar esse equipamento, não apenas para verificar as suas condições, mas também para controlá-lo remotamente e em tempo real.
Isso entra no que falamos dos termostatos inteligentes e conectados pelo Wi-Fi, garantindo um controle de longo alcance e que traz diversas vantagens e comodidades.

2. Análise de dados para melhor desempenho

A análise dos dados coletados a partir do equipamento, juntamente com outros dados predominantes, como a previsão do tempo, feriados do ano e número de ocupantes, permitirá que o sistema tome melhores decisões.

Isso garantirá que as configurações ideais estão sendo usadas para alcançar a mais alta eficiência operacional. As configurações do sistema poderão ser alteradas sem a assistência dos usuários, se possível. Isso pode ser alcançado com o uso de uma inteligência artificial simples.

Melhor eficiência se traduzirá em economia de energia e, portanto, menos despesas operacionais. A economia típica pode variar de 20% ou mais em comparação com o sistema convencional.

3. Sistema baseado em nuvem

Com a conectividade com a Internet, o sistema pode usar a computação em nuvem para fazer todo o processamento e armazenamento necessários em um ambiente seguro. Informações podem ser baixadas da nuvem como e quando necessário.

4. Monitoramento e Controle Remoto

Em muitos casos o usuário pode baixar os aplicativos que foram desenvolvidos usando o sistema operacional Apple ou Android. É possível usar estes apps para monitoramento, controle e alertas usando tablets e smartphones. Mesmo se você estiver a milhares de quilômetros de distância de sua casa ou empresa, ainda poderá controlar e monitorar os sistemas de resfriamento ou aquecimento pela Internet.

5. Facilidade de Manutenção

Cada equipamento terá um endereço e, no caso de uma unidade falhar, o sistema poderá detectar a unidade em particular que falhou. O tipo de falha também pode ser facilmente incorporado ao sistema para economizar o tempo necessário para diagnosticar e resolver o problema. O trabalho de manutenção será mais rápido.

“Evapolar” e condicionadores pessoais

tecnologias em ar condicionado

O Evapolar é um pequeno ventilador que corre ar sobre material especializado. O sistema é surpreendentemente simples. Um acordeão de material feito de fibras de basalto suga a água através da ação capilar. Um pequeno ventilador de baixa tensão sopra ar através das fibras, criando evaporação e resfriamento “extremamente intensivos”. Não há bomba ou freon, apenas um pouco de água e um ventilador de PC.

Não é par ser confundido com um ar condicionado. Ele não é capaz de resfriar um ambiente. Mas ele é uma excelente opção para resfriamento pessoal. Ele sopra ar em um raio relativamente pequeno – apenas em torno de sua mesa, digamos – e mantém as coisas frias.

Esta é uma das tecnologias em ar condicionado que pode revolucionar o método que vemos a climatização. Claro, ele tem alguns problemas e não e é exatamente uma tecnologia e sim um produto patenteado.

Mas ele é um bom exemplo do que a nova indústria de HVAC está querendo trazer para o mercado, métodos práticos e pessoais de climatização.

Gostou das nossas dicas sobre as futuras tecnologias em ar condicionado? Deixe a sua opinião nos comentários!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.