Ar-condicionado em fábricas – Dicas importantes que você deve saber

A climatização em fábricas é importante para proteger os funcionários e os equipamentos.

Os dias de verão estão por aí, e no Brasil esses são dias verdadeiramente difíceis para muitos ambientes e na maioria dos estados.

Esse é um problema ainda maior em fábricas e industriais, onde a climatização é muito mais importante. O ar-condicionado em fábricas também sofre bastante com o estresse de uso. Muitas fábricas operam 24 horas por dia, dando ao equipamento pouco ou nenhum tempo para descansar.

Mesmo quando o maquinário está desligado, o calor pode aumentar e com baixa ventilação, aumentar gradualmente a temperatura na fábrica.

O calor excessivo pode não só fazer com que o equipamento opere mais lentamente ou até mesmo quebre completamente, mas também tenha impacto na saúde e na segurança dos trabalhadores.

Aliás, essa é a parte mais importante para se preocupar com a climatização em fábricas.

Qualquer um desses problemas é extremamente ruim para a produtividade e a moral de qualquer equipe.

Aqui estão algumas dicas sobre como enfrentar os desafios da climatização em fábricas em qualquer época do ano.

Climatização em fábricas – Dicas importantes que você deve saber

Alguns métodos de resfriamento manual

1. Abrir janelas e portas

Embora uma abordagem mais técnica para resfriar uma fábrica possa ser necessária – e dependerá da configuração do prédio – você pode começar abrindo portas e janelas para melhorar a circulação de ar.

Sim, isso pode parecer uma solução bem simplista, mas muita gente pode acabar esquecendo destes detalhes durante o dia-a-dia de trabalho, e acredite, uma porta e janela abertas fazem uma grande diferença na circulação de ar.

Abrir janelas mais altas nas paredes ou perto do teto permitirá que o ar quente escape e pode ajudar a diminuir a temperatura da fábrica.

2. Gerenciando o fluxo de ar com ventiladores

Manter o ar em movimento pode ajudar muito na climatização em fábricas, reduzindo consideravelmente a sensação térmica dos operários e todos os funcionários. Os ventiladores de alto volume e baixa velocidade (HVLS, ou simplesmente Ventiladores Industriais) são maiores que os ventiladores padrão e são mais eficazes para quebrar blocos de ar quente.

Isso permite que os ventiladores HVLS criem um efeito de resfriamento e reduzam a temperatura efetiva em até 7%. Muitos modelos industriais de ventiladores são programáveis ​​e podem trabalhar em conjunto com sistemas de ar-condicionado para baixar as temperaturas em um ambiente industrial e ainda ajudar a economizar com energia elétrica.

3. Coloque os ventiladores no teto

Um grande ventilador HVLS montado no teto pode distribuir o ar uniformemente e ajudar a eliminar bolsões de calor no ambiente. Eles funcionam bem melhor do que vários ventiladores menores presos às paredes. O ventilador também pode ser usado junto com o ar-condicionado para circular o ar frio e diminuir a necessidade de um temperatura muito baixa, o que consequentemente ajuda a diminuir o consumo de energia. Esse é um efeito que também é muito útil em residências.

Mas, em vez de montar o ventilador contra o teto, abaixar o equipamento alguns metros pode permite que o ar circule em um melhor movimento do ar. No entanto, tenha em mente que quanto menor o ventilador, menor será o diâmetro da cobertura.

4. Escolha a melhor hélice para o trabalho

A escolha do tamanho certo da lâmina do ventilador é importante para a distribuição de ar adequada e o a climatização em fábricas.

Muitos ventiladores industriais HVLS oferecem pás que variam de 2 a 7 metros. Quanto maiores as pás do ventilador, mais lentamente o ventilador gira. Assim ele acaba criando mais volume de ar, mesmo a uma velocidade menor.

Com uma altura do teto mais baixa, um ventilador de lâmina menor, com uma rotação mais alta e velocidade mais alta, funcionará com mais eficiência.

Com um teto mais alto, um grande ventilador movendo um volume maior de ar a uma velocidade menor é a melhor opção para trazer uma melhor sensação térmica para todos no ambiente.

5. Espaçamento entre os ventiladores é importante

Se um ventilador HVLS cobrir um diâmetro de 30 metros, isso significa que ele alcança 15 metros em todas as direções a partir do centro do ventilador.

Coloque dois desses ventiladores a 30 metros de distância e eles “se encontrarão no meio” para cobrir efetivamente um espaço de 60 metros de largura.

Opções mais precisas para resfriar um chão de fábrica

Naturalmente, algumas fábricas não podem permitir a entrada de ar externo nas instalações, devido aos riscos que poeira, insetos ou outros contaminantes representam para os equipamentos ou processos.

Outros podem precisar de condições específicas de temperatura para seus processos de produção, exigindo um método de resfriamento mais preciso do que os ventiladores que simplesmente movem o ar.

Felizmente, existem outras soluções de resfriamento de fábrica que oferecem maior precisão e controle.

6. Em climas de baixa umidade, soluções evaporativas são uma boa solução

Como um sistema de refrigeração para uma fábrica, os resfriadores evaporativos, comercialmente chamados de climatizadores, podem resfriar o ar em até 6 graus e são energeticamente eficientes e ecologicamente corretos.

Modelos portáteis podem ser eficazes para resfriamento próximo em áreas da fábrica que ficam especialmente quentes.

No entanto, é importante saber que os resfriadores evaporativos não são eficazes em climas com alta umidade – tornando o ar mais úmido, mas não mais frio. Aliás a umidade pode até deixar o ambiente mais quente. Por outro lado, em locais com baixa umidade (abaixo de 60%), as tecnologias de resfriamento evaporativo têm a vantagem adicional de deixar o ar mais úmido e mais frio.

7. Melhore o controle de temperatura utilizando um ar-condicionado centralizado

Ao contrário do resfriamento evaporativo, o ar-condicionado funciona bem em climas úmidos, realmente desumidificando o ar e também resfriando-o.

Para resfriamento por pontos, especialmente áreas quentes ou pequenas, as unidades de ar-condicionado portáteis oferecem uma opção acessível.

Por exemplo, resfriadores de zona podem ser usados ​​para resfriamento extra em servidores em grandes centros de dados ou para equipamentos que exigem uma temperatura precisa em todos os momentos.

No entanto, para a climatização em fábricas, o método mais eficiente e econômico é um sistema de resfriamento maior baseado em HVAC.

A solução mais prática nestes casos é o uso do ar-condicionado central, que liga uma condensadora há várias evaporadoras por dutos.
São diversos os sistemas desse tipo, existem até modelos que unem o Split ao funcionamento do ar-condicionado central.

8. Refrigeração eficiente com zoneamento

As chances são, nem todas as áreas do prédio – como espaços de escritório em relação a área de montagem- têm os mesmos requisitos para o resfriamento. Áreas diferentes precisam ter a temperatura regulada com base em quando e como elas são usadas.

Para uma eficiência ideal na climatização em fábricas e no resto do prédio, crie zonas sw climatização e instale termostatos programáveis. Eles podem ser configurados para monitorar e controlar as funções de resfriamento em cada zona com base em diferentes necessidades em diferentes momentos.

9. Não se esqueça do isolamento térmico

Uma vez que você se deu ao trabalho de resfriar uma fábrica precisamente, não esqueça de eliminar as lacunas por onde o ar poderia escapar.

Busque maneiras de isolar o ambiente para evitar que o ar frio vai acabar vazando por frestas, portas e janelas sem isolamento térmico. Além de deixar o ambiente quente, isso é dinheiro indo embora, quase que literalmente.

10. Aproveite conselhos de especialistas

Um especialista em HVAC pode ajudá-lo a avaliar as necessidades de controle de temperatura de suas instalações e fazer recomendações para climatização em fábricas com mais eficiência. Por exemplo, um especialista em climatização pode revisar o projeto do prédio e inspecionar se o sistema de refrigeração está adequado e orientar em:

  • Criar zonas diferentes com base nas suas necessidades de refrigeração (e aquecimento)
  • Oferecer sugestões sobre como tornar o espaço mais confortável
  • Recomendar melhorias que aumentem a eficiência e a economia de energia

Também fornecer serviços de manutenção de rotina de ar-condicionado para ajudar a manter seu sistema refrigerando a fábrica de forma confiável e eficiente.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.