Os defeitos mais comuns no Ar condicionado

Conheça os defeitos mais comuns no Ar condicionado, como alguns são resolvidos e diagnosticados!

O sistema de ar condicionado de qualquer lugar, seja um ambiente residencial ou comercial, está sujeito à algumas falhas e problemas. Antes de continuarmos, queremos esclarecer que o diagnóstico e manutenção de sistemas AC devem sempre ser feitos por profissionais e empresas especializadas. Com isso em mente, vamos falar um pouco sobre os defeitos mais comuns no Ar condicionado e como resolver alguns.

Como qualquer aparelho eletrônico com bastante uso, os condicionadores de ar podem apresentar alguns problemas e defeitos. Algumas vezes são coisas simples, como fios mal conectados, outras vezes pode ser algo mais complexo, como vazamentos de gás refrigerante.

Apesar de não ser recomendado o diagnóstico sem a ajuda de um profissional, é bom saber quais são os problemas mais comuns nos condicionadores de ar e como eles podem ser resolvidos. Saber estes procedimentos ajuda a facilitar o atendimento do profissional reparador, além de ajudar a entender e conversar melhor com o técnico enquanto é discutido o que precisa ser feito para resolver o problema.

5 defeitos mais comuns no ar condicionado

Aqui está uma lista com os defeitos comuns no ar condicionado. Novamente, este é apenas um guia para ajudar você a identificar possíveis problemas com o seu aparelho de climatização residencial ou comercial.

Este não é um guia completo que deve ser usado como manual para corrigir os erros do ar condicionado. Ao encontrar qualquer defeito no seu aparelho condicionador, entre em contato com uma empresa de confiança que possa realizar o devido diagnóstico e reparo da peça.

Com isto esclarecido mais uma vez, vamos continuando.

Problemas na fiação

Disjuntor queimado. A sobrecarga por causa da fiação indevida pode causar este tipo de problema.

Os aparelhos de ar condicionado exigem muito cuidado na hora da instalação da fiação. Por serem aparelhos de trabalho pesado e com bastante carga elétricas, eles precisam de bitolas maiores, disjuntores próprios e uma série de fatores essenciais para o bom funcionamento do sistema.

A fiação com problemas pode causar muitos problemas. Em casos menos graves, o aparelho pode não ligar por falta de energia. Já em casos mais graves os fios podem superaquecer, causar curtos e na falta de um disjuntor próprio, podem causar incêndios graves e a perda total do AC.

Como qualquer aparelho ligado à energia, a fiação é uma parte importante e que deve sempre ser feita de acordo com as normas gerais e sempre por profissionais capacitados. Lembre-se que dar “um jeitinho” neste tipo de instalação pode acabar saindo muito caro no futuro.

É sempre melhor prevenir do que remediar.

Gás refrigerante com baixo nível

Profissional recarregando o gás do ar condicionado (Um dos defeitos mais comuns do Ar Condicionado).

O gás refrigerante, muitas vezes chamado apenas de gás ou Freon, é um componente químico que serve para resfriar o ar dentro do sistema do ar condicionado. Existem diversos tipos de gás, sendo o R-22 (que está para ser substituído por opções que agridem menos o meio ambiente) o mais usado atualmente.

Muitas vezes, quando o ar condicionado apresenta queda de eficiência (um dos defeitos mais comuns no ar condicionado), e não esfria como deveria, o problema pode estar no baixo nível do gás refrigerante. Muita gente acredita que é comum o ar condicionado precisar de recargas de gás, mas é preciso ficar de olho neste problema.

Se o seu aparelho de climatização precisa ter o gás refrigerante recarregado, existe 90% de chance de que pode haver algum vazamento no aparelho. Este tipo de vazamento deve sempre ser averiguado e corrigido o mais rápido possível, pois além de ser prejudicial para o meio ambiente, exigira recargas constantes de gás.

O vazamento do gás refrigerante pode ser descoberto através de testes de estanqueidade. O profissional utiliza ferramentas de pressão para determinar se há um vazamento na tubulação do aparelho.

Geralmente os vazamentos acontecem nos tubos de cobre, principalmente nas flanges de soldagem e de rosca. O reparo deve sempre ser feito por profissionais e o mais rápido possível, pois o problema pode piorar.

O ventilador da parte externa não está funcionando

O ventilador localizado na “parte de fora” do aparelho de ar condicionado é responsável por dissipar o ar quente de dentro do gabinete. Está peça importante é responsável por evitar o superaquecimento do aparelho, que pode levar a diversos problema, desde o derretimento de fios e peças de plástico até a falha completa do condensador.

Para evitar problemas com o superaquecimento, a maioria dos condicionadores de ar possui um interruptor de segurança que desliga o aparelho quando a temperatura está alta demais.

Muitas vezes, quando o equipamento funciona por algumas horas e logo desliga, o culpado pode estar em uma má dissipação de ar. Dificilmente o ventilador para de funcionar por problemas elétricos graves. A sujeira é o suficiente para fazê-lo enroscar e funcionar de forma errada.

Mas o importante é entrar em contato com um profissional ou empresa autorizada para realizar o diagnóstico e consertar o problema. O bom é evitar usar o AC com uma ventoinha de dissipação funcionando com qualquer defeito, pois os danos ao aparelho podem ser irreparáveis.

Unidade externa não funcionando

A parte externa do ar condicionado é que faz todo o trabalho duro. Ele é o principal responsável pela climatização do ambiente. Ou seja. Quando ele não funciona, todo o equipamento também não vai funcionar.

Geralmente, quando a parte externa não liga, há um problema de falta de energia (que pode estar relacionado com o primeiro item desta lista), problemas no termostato (pode ter parado de funcionar completamente ou está regulado de forma incorreta). O relé também pode estar com defeito e evitando que a unidade funcione.

Estes são problemas relativamente pequenos, mas que também devem ser diagnosticados e consertados por um profissional especializado em aparelhos de climatização.

Congelamento em alguma parte do gabinete

defeitos mais comuns no ar condicionado
Tubulação do Ar Condicionado congelando.

Não importa o quanto o aparelho está esfriando, não é normal haver congelamentos em nenhuma parte do gabinete, principalmente nas peças de cobre. O congelamento de partes do ar condicionado pode estar ligado com problemas no fluxo de ar, causados por sujeira e falta de limpeza da tubulação.

Se o congelamento for na serpentina interna, o problema pode ser o baixo nível de refrigerante no sistema. Estes também são problemas simples, mas que devem ser diagnosticados e corrigidos por pessoas com experiência na área.

De forma bem simples. Os defeitos mais comuns no ar condicionado são causados por má instalação, mau uso ou falta e manutenção preventiva realizada de forma correta. É imprescindível que estes três fatores sejam feitos de acordo com o manual e as especificações do fabricante, a fim de evitar qualquer problema que possa estragar todo o sistema.

Outros defeitos mais comuns no Ar condicionado, diagnósticos e possíveis reparos

Além dos itens apresentados na lista acima, juntamos também alguns outros problemas bem recorrentes destes aparelhos, junto com possíveis diagnósticos e reparos simples. Estes também são alguns dos defeitos mais comuns no ar condicionado. Confira:

Resfriamento irregular

O resfriamento irregular pode estar acontecendo por problemas na circulação do ar, geralmente causado por sujeiras ou objetos estranhos. O sistema também pode estar precisando de regulagem. Tubos com vazamentos também podem causar o problema.

A primeira coisa a se fazer é checar se a passagem de ar possui abertura livre e sem nenhuma obstrução. Depois fazer um teste em um ambiente fechado e bem isolado (muitas vezes o problema pode estar no cômodo que você quer climatizar e em problemas de isolamento térmico). Caso você ainda perceba problemas de resfriamento irregular mesmo nestas condições, talvez o culpado seja a falta de regulagem do sistema.

Procure um profissional que posa fazer essa regulagem e que também possa checar por vazamentos em qualquer tubo.

O ciclo do Ar condicionado liga e desliga repetidamente

Este é um defeito que pode estar ligado com um problema no ventilador de dissipação, como mencionamos acima. Porém, a obstrução da passagem de ar para fora da condensadora também pode causar o superaquecimento e o desligamento do equipamento.

Retire qualquer obstáculo em potencial de perto da condensadora. Limpe a condensadora com produtos específicos e seguindo as instruções do fabricante. Limpe também a evaporadora e o filtro de ar (ambos de acordo com as instruções contidas no manual).

Se estas opções não funcionarem, você pode ter um aparelho que está funcionando com uma carga térmica mais alta do que deveria, ou problemas com o termostato do equipamento.

O ar condicionado não gela

Quando o ar condicionado não resfria o ar como deveria, ele pode estar com uma série de problemas diferentes. Pode ser que ele esteja com muita sujeira na passagem de ar, o gás refrigerante esteja baixo (sinal de vazamento) ou até mesmo defeito em algumas das peças.

Para tentar determinar o problema, diminua o termostato para uma temperatura baixa. Limpe a condensadora com produtos específicos recomendados pelos fabricantes. Limpe todas as poeiras e dejetos que podem estar ao redor do condensador. Limpe também a evaporadora e o filtro de ar de forma correta.

Se estes passos não resolverem o problema, talvez haja um vazamento do gás refrigerante, problema no compressor um uma série de ouros fatores. Pode até ser que o seu aparelho é pequeno demais para o ambiente que ele foi instalado.

Contate um profissional da área para ajudar a determinar a causa da baixa eficiência da unidade de AC.

Ar Condicionado está soltando ar quente

Este problema pode ser causado por um compressor defeituoso ou um vazamento do gás. Desligue o aparelho e tente escutar se há um barulho de batida. Caso o barulho esteja presente, pode ser problema no compressor. Se houver um barulho de chiado ou borbulhas, o problema pode ser vazamento de gás.

Verifique as peças de cobre para determinar se há congelamento. O aumento na conta de luz também pode indicar um dos dois problemas. Infelizmente, os compressores são caros e vale mais a pena trocar a unidade inteira ao invés e consertar está única peça.

Já o vazamento de gás pode ser facilmente corrigido por empresas especializadas no reparo de aparelhos condicionadores de ar.

Ar condicionado não liga

Problemas no relé, no termostato e até erros por parte do usuário podem estar ligados a esta falha. Primeiro verifique que você está operando o aparelho de acordo com o manual e que ele está devidamente ligado em uma fonte de energia antes de seguir para os próximos passos.

Coloque o ar condicionado em temperatura baixa e verifique se o disjuntor não está desativado. Verifique também se há problemas com os fusíveis. Se nenhum destes for o causador do defeito, é possível que o motor esteja com alguma falha ou algum relé esteja queimado.

Ar condicionado não para de funcionar

Um aparelho de ar condicionado, quando funcionando de forma devida, tem que desligar por um tempo após chegar na temperatura programada. Algumas vezes, o aparelho continua funcionando sem parar, aumentando bastante o gasto com energia elétrica da residência, além de oferecem riscos para a parte estrutural do aparelho.

Na grande maioria das vezes este é um problema de relé e que é facilmente corrigido por profissionais da área. Contate um técnico para diagnosticar o problema com exatidão. Porém, pode ficar tranquilo, este tipo de defeito é resolvido sem gastar muito, na maioria das vezes.

Gelo na parte de dentro do ar condicionado

Evaporadora apresentando congelamento em um AC Central. Outro dos defeitos mais comuns no Ar Condicionado.

Como dissemos na primeira lista, um ar condicionado nunca deve conter gelo em nenhuma parte da estrutura ou do gabinete. Quando o problema está na parte de dentro, o defeito pode ser o mesmo do item anterior, o relé. Por defeito no relé, o ar condicionado funciona mais do que deveria, congelando as peças com o frio extremo.

A solução para estes problemas é o mesmo de quando o ar não para de funcionar. Pedir um diagnóstico profissional e o reparo do possível defeito(que geralmente é o relé).

Estes são os defeitos mais comuns no ar condicionado que você pode encontrar no dia a dia de uso do seu aparelho. Espero que esta lista possa te ajudar a diagnosticar e se preparar melhor para resolver os tais problemas.

Lembre-se de nunca tentar fazer o reparo sozinho. Estes são aparelhos sensíveis e complexos e que exigem um alto nível de conhecimento. Muitas vezes, ao tentar concertar um problema pequeno, acabamos estragando mais e a conta da manutenção fica muito mais alta.

Conte sempre com um profissional ou empresa de confiança para realizar diagnósticos e manutenções no seu sistema de climatização. Que tal conhecer os modelos de ar condicionado encontrados no mercado? Confira!

Até mais, leitores!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.