Novas tecnologias de ar-condicionado: 10 melhorias para procurar

Se você está planejando uma substituição do seu ar-condicionado, este é um ótimo momento para se informar sobre as novas tecnologia de condicionadores de ar que podem economizar dinheiro e proporcionar melhores condições de conforto.

Novas tecnologias de ar-condicionado: 10 melhorias para procurar

Melhor gás refrigerante

Você já deve saber disso, mas não compre uma unidade de ar-condicionado novo que use o velho refrigerante R22 (também conhecido como Freon). Esse tipo de gás está sendo eliminado no inteiro, já tendo sua produção proibida em países da Ásia, Europa e aos poucos nos EUA pela EPA. A eliminação está acontecendo por causa dos  danos à camada de ozônio da Terra. A mais recente tecnologia HVAC usa fluidos refrigerantes mais amigáveis, como o R410a.

Melhor eficiência energética

Quanto menos um equipamento gastar, melhor. Por isso você deve sempre procurar pelo selo PROCEL de gasto, essa é uma classificação que mede o gasto de energia, medida em condições ideais. Existe também as classificações SEER. Essa é a medida de eficiência de refrigeração em relação ao consumo de energia e  para os novos condicionadores de ar de hoje variam de 13 (menor eficiência) a 25+ (maior eficiência).

Apenas 10 a 15 anos atrás (quando o seu ar-condicionado antigo foi construído), as classificações do SEER estavam em torno de 9 ou 10. Além disso, eles perdem a eficiência ao longo do tempo, então agora é provavelmente 7 ou 8. Portanto, se você adquirir uma nova unidade de ar-condicionado com um SEER de 16, você aumentará muito a eficiência de energia e reduzirá notavelmente os custos de energia.

Melhores ventiladores

No passado, os manipuladores de ar tinham ventiladores que funcionavam apenas em uma velocidade: velocidade máxima. As novas tecnologias de ar-condicionado de hoje oferecem ventiladores de velocidade variável que podem rodar em velocidades mais baixas em dias mais frios e alta velocidade somente quando necessário nos dias mais quentes. Isso significa menos uso de energia e menos ruído!

Melhores compressores

O compressor é o coração do seu sistema de ar-condicionado. Seu sistema antigo provavelmente tem um compressor de estágio único que (como os antigos ventiladores) só pode operar com capacidade total. Ligado (ON) ou Desligado (OFF). Esses compressores antigos fazem muito barulho, não controlam a umidade nos dias mais frios e usam muita eletricidade.

As novas tecnologias de ar-condicionado incluem compressores de estágio duplo que podem funcionar com capacidade menor quando necessário. Há também a a Tecnologia de Fluxo de Refrigerante Variável (VRF) que funciona na capacidade precisa necessária para as condições atuais. O VRF é super eficiente, ótimo para controlar a umidade e é extremamente silencioso.

Você também pode obter compressores que são construídos com o Scroll Technology, que é um design mais novo que também é muito silencioso e mais eficiente que os antigos compressores.

Melhores dutos nos condicionadores de ar centrais

As possibilidades são, seu sistema velho do HVAC tem os dutos feitos da chapa metálica, que é durável, mas ruidosa. Também não é ótimo para eficiência, pois eles não são isolados para evitar perda de calor e resfriamento.

As opções modernas de dutos incluem dutos de fibra de vidro, que são mais silenciosos e mais eficientes em termos energéticos. Além disso, os dutos flexíveis facilitam a criação de curvas em espaços apertados. Existe até uma nova opção mais ecológica: o envoltório de duto feito de brim velho, que não apenas isola, mas impede a formação de umidade que pode aprisionar contaminantes em seus dutos de HVAC.

Melhor controle de redução de ruído

Cansado de seu AC acordá-lo à noite, abafando suas conversas ou simplesmente incomodando com barulho? Seu antigo AC pode estar produzindo 80 decibéis ou mais.

Devido a algumas das melhorias que mencionamos aqui, incluindo compressores mais silenciosos, ventiladores de velocidade variável e dutos isolados, a mais nova e silenciosa tecnologia HVAC produz cerca de 40 decibéis, aproximadamente o nível de um pequeno ventilador de mesa.

Melhores controles

Os sistemas residenciais e comerciais de HVAC de hoje melhoraram muito as opções para controlar as configurações de temperatura e umidade.

Termostatos inteligentes possibilitam que proprietários de casas e pequenas empresas controlem seu sistema HVAC a partir de seus dispositivos móveis. NADA NADA Com os novos controles encontrados no mercado, é possível fazer ajustes em segundos usando um aplicativo em seu smartphone.

Sensores também estão automatizando o controle de temperatura e umidade para grandes espaços comerciais. Os sensores podem detectar desde a temperatura até os níveis de umidade e até mesmo os níveis de dióxido de carbono, enviando esses dados para os sistemas de gerenciamento predial que podem ajustar automaticamente os equipamentos e a ventilação do ar-condicionado.

Melhor aquecimento e arrefecimento sem dutos

Especialmente em edifícios mais antigos, pode ser impossível (ou muito caro) instalar dutos. Se você tiver dutos existentes, às vezes pode ser ineficiente para aquecer e resfriar algumas partes de um espaço, levando a áreas muito quentes ou muito frias. O ar-condicionado mini-split pode ser uma ótima opção para resfriar espaços sem dutos ou para adicionar resfriamento suplementar em áreas problemáticas.

Esta nova tecnologia de ar-condicionado é um passo para frente no uso de condicionadores de ar de janela e uma opção de substituição inteligente. Um mini split sem dutos tem um condensador/compressor externo como um sistema tradicional de dutos, mas em vez de um grande manipulador de ar com dutos, ele usa vários pequenos manipuladores de ar instalados em cada sala.

Melhor conforto com zoneamento

Casas e empresas maiores geralmente têm problemas com aquecimento e resfriamento inconsistentes. Isso acontece não apenas devido a falta de projeto de HVAC, mas também porque salas ou espaços diferentes têm requisitos diferentes.

Por exemplo, uma casa pode precisar de mais calor nos quartos onde as crianças estão dormindo e mais frio nas áreas de convivência para uma festa.

Em um ambiente de escritório, as salas de servidores e as salas de conferência podem precisar ser mantidas em temperaturas mais baixas do que as áreas de trabalho abertas para os funcionários.

As novas tecnologias de ar-condicionado, como sistemas VRF e mini splits sem dutos, resolvem esse problema criando zonas de conforto que podem ser controladas independentemente. Os sistemas VRF podem até fornecer calor e resfriamento simultaneamente para diferentes áreas do seu espaço.

Melhores diagnósticos

A nova tecnologia HVAC de hoje é controlada por computadores, o que oferece algumas vantagens quando as coisas dão errado. Seu técnico de reparo pode se conectar ao equipamento e ver informações de diagnóstico.

Em alguns casos, é possível que seu provedor de serviços diagnostique problemas e, às vezes, faça ajustes remotamente. Esse recurso reduz o tempo de inatividade, acelerando o processo de correção de problemas.

As mais recentes inovações HVAC para novas construções

Em um artigo sobre as novas tecnologias de ar-condicionado, seriamos negligentes se não mencionássemos algumas das mais recentes opções de tecnologia de resfriamento:

Ar condicionado com gelo

Antigamente, o gelo era usado para criar refrigeração. Agora, uma empresa da Califórnia está usando gelo para resfriar edifícios com muito menos energia. O Ice Bear é essencialmente uma bateria que esfria fazendo gelo durante as horas de pico e usando esse gelo para resfriar o prédio durante esse horário. Eles alegam que o Ice Bear reduz o pico de consumo de eletricidade em 95%.

Condicionador de ar movido a energia solar

Uma empresa australiana está fabricando um chiller que é alimentado principalmente por painéis solares e complementado por gás natural quando necessário. Essa nova tecnologia HVAC elimina os custos de eletricidade e a empresa diz que o equipamento tem menos peças móveis, o que significa vida útil mais longa que os compressores tradicionais.

Ar-condicionado Geotérmico

Para ser justo, aquecimento e resfriamento geotérmico não é novo. De fato, é muito popular em alguns países europeus. Mas está começando a ficar popular nos EUA e está chegando na América do Sul por causa da tendência crescente em direção à tecnologia verde HVAC. Os sistemas de HVAC geotérmicos não queimam combustível e não usam refrigerantes que podem causar danos ambientais. A HVAC geotérmica usa bombas de calor, água e um sistema de tubulação subterrânea para aquecer e resfriar um espaço.

Estes sistemas não são ideais para substituição de ar-condicionado, no entanto. Isso é porque eles são caros para instalar em um espaço existente; esses sistemas são mais adequados para novas construções.

Confira muito mais dicas nos nosso site!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.