Como proteger o ar condicionado contra diversos problemas

Proteger o ar condicionado de diversas situações é uma boa ideal. Você pode evitar problemas com o clima, com surtos de energia e até mesmo com furtos.

Confira um guia com dicas importantes para proteger o ar condicionado da sua residência ou comércio!

Como proteger o ar condicionado contra roubos

1. tranque a caixa de desconexão

A nomeação de utensílios de cozinha é muito parecida com a nomeação de peças de ar condicionado.  Condensadores condensam, Evaporadores evaporam.  Então, o que faz uma caixa de desconexão?  Sim, ela desconecta.

A desconexão não desconecta a unidade física do sistema, mas apenas a energia elétrica. Essa “desconexão” é geralmente um disjuntor (em instalações bem-feitas) e serve para proteger o ar condicionado de problemas elétricos.

Os ladrões, pelo menos os inteligentes (sim, existem inteligentes) normalmente querem a energia da unidade desligada para que possam remover o condensador da forma mais segura possível.  Se você impedir que eles abram a desconexão por meio de um bloqueio qualquer, como uma caixa com cadeado, as chances de roubo podem cair bastante.

NOTA: Lembre-se sempre de onde a chave está, você pode precisar mexer no disjuntor a qualquer momento.  Você também não quer levar um choque quando for mexer no ar. Sem contar que se o disjuntor cai, é preciso abrir a caixa para reativar ele.

2. Adicione iluminação ao redor da unidade

Ladrões não querem ser pegos.  Quanto mais visíveis ou inacessíveis a unidade estiver durante um roubo, menor será a probabilidade de tentarem fazer algo com a sua unidade.

3. Coloque câmeras de segurança próximo do ar condicionado

Não é uma forma completamente segura, mas pode funcionar assim como as dicas anteriores.  Se eles sabem que estão sendo observados, são menos propensos a fazer algo errado.  NADA  As imagens de segurança também poderiam ajudar a identificar quem cometeu o furto e facilitar a recuperação do equipamento.
Essa pode não ser uma alternativa viável para residenciais. Mas industrias e comércios podem considerar esse investimento. Considerando que um ar condicionado de grande porte pode ser bem lucrativo no mercado paralelo.

Use uma cerca ou “gaiola” na unidade

De todas as opções, esta é provavelmente é a mais completa.  Uma unidade coberta com uma cerca de proteção para ar condicionado é uma excelente escolha. Isso não apenas melhora a segurança, mas também dá um up na estética.  Você pode comprar gaiolas pré-fabricadas ou pode pedir para algum profissional fazer uma grade para a unidade externa.  Vale lembrar que a gaiola deve ser feita de ferro e ser gradeada. O ar precisa passar com folga pela unidade externa, já que o fluxo de ar é fundamental.

Ou seja, na hora de proteger o ar condicionado, nada de usar caixas fechadas ou usar capas.

Ao restringir o fluxo de ar ou permitir o acúmulo de folhas e detritos, a unidade irá sufocar e não vai funcionar de forma eficiente.  O principal é sempre consultar um técnico em ar condicionado para garantir que a proteção está adequada.

5. Tranque os portões e outros acessos para a propriedade

Você pode pensar que isso seria óbvio, mas você ficaria surpreso com o número vezes em que alguém perde o ar por causa disso. Principalmente nas cidades menores e do interior.

6. Remova qualquer acesso direta à unidade

Isso geralmente se aplica a edifícios e outros ambientes mais verticais.  Unidades rooftop são roubadas facilmente de forma integral ou parcial, quando há acesso direto para o telhado.  Não tenha escadas fixas para as unidades, é melhor sempre contar com as móveis.  NADA.

Como proteger o ar condicionado contra raios

Qual o perigo com relação a raios?

A verdade é que um raio pode danificar seus sistemas de ar condicionado e aquecimento. Qualquer sobrecarga pode ser problemática. Quando um raio atinge perto de uma linha de energia, ele pode causar um surto de que flui através do sistema para a tomada. Consequentemente atingindo equipamentos importantes.

O pico de voltagem durante uma oscilação de energia pode danificar os componentes. Quando sem fusível ou sistema de proteção, o equipamento pode ser queimado completamente. O aumento da tensão tem a capacidade de causar um arco de corrente dentro do próprio dispositivo, sobrecarregando o sistema e danificando outros componentes do calor gerado por ele.

Seu condicionador de ar pode não estar no topo da lista quando você pensa em “eletrônicos” ou “eletrodomésticos”. Mas ele é uma das principais vítimas dos surtos de energia.

Limitando a exposição ao risco

Sabendo que seu sistema de ar pode ser danificado por um raio, por que arriscar? Há uma série de passos que você pode adotar para proteger seu sistema e o investimento feito.

1. Desligue o ar condicionado da tomada durante tempestades

Um surto de energia severo tem a capacidade de fritar eletrônicos e aparelhos que não estão ligados, mas ainda estão conectados à tomada.

2. Desligue a energia no disjuntor

Ao desligar a energia no disjuntor, você está separando os plugues (e quaisquer dispositivos que os usam) do resto do sistema. Isso significa que uma grande onda de energia não pode sobrecarregá-los.

Em uma instalação correta, é instalado um disjuntor para desligar a energia para o equipamento. Com esse sistema é possível desligar a energia sem grande incomodo ou risco durante uma tempestade.

Só vale lembrar que se você tentar uma das dicas que demos lá em cima para proteger o ar condicionado de roubos, você vai precisar destrancar a caixa de proteção.

3. Protetores contra surtos para toda a residência

Protetores contra surtos de alta qualidade também podem ser instalados no sistema de energia geral da casa. Esses protetores contra surtos de toda a casa são conectado ao disjuntor principal para proteger tudo em sua casa.

Enquanto esses protetores contra surtos de toda a casa podem ser caros, considere o preço de todos os eletrodomésticos e eletrônicos que ele pode proteger. Incluindo o ar condicionado.

Como proteger o ar condicionado de defeitos comuns

como proteger o ar condicionado

As condições climáticas podem ter um impacto severo na funcionalidade da sua unidade externa. No entanto, com a preparação adequada você pode evitar a exaustão do equipamento devido ao calor ou outros climas.

Proteger o ar condicionado contra o clima também é importante.

As unidades de ar condicionado são máquinas resistentes que normalmente são construídas com duas partes principais: Evaporadora e Condensadora. Uma localizada na parte interna e outra na parte externa. A unidade externa é projetada para suportar os elementos como chuva, vento, granizo, neve e as mais diferentes situações climáticas adversas.

Então, se a condensadora é projetada para suportar tudo isso, ela está bem protegida contra tudo, certo?

Boa pergunta.

Como o clima é imprevisível, fatores inesperados podem afetar a unidade climatizadora. Por exemplo:

  • Umidade
  • Vento forte
  • Bloqueio do fluxo de ar

Todos esses fatores podem ter um papel importante em fazer com que sua unidade de ar condicionado trabalhe mais do que deveria. Isso pode levar ao esgotamento precoce, por isso é importante proteger o ar condicionado contra algumas ações do clima.

Umidade

Unidades de ar condicionado estão em uma batalha constante contra a umidade. Estes sistemas HVAC são projetados para remover a umidade do ar em um ambiente. Remover a umidade é fundamental para garantir a climatização adequada.

No entanto, isso exige muito trabalho e uma unidade antiga ou com tamanho inadequado pode ter uma carga de trabalho muito grande. Isso causará desgaste em sua unidade e aumentará a conta de energia. Alguns sinais de que o equipamento está com problemas para enfrentar a umidade são: Cheiro de mofo,ar com sensação úmida e embaçamento das janelas.

Se você notar algum destes sinais, é importante chamar um técnico para resolver o problema.

Se a substituição de sua unidade não estiver no orçamento, considere a possibilidade de comprar um desumidificador. Embora isso não seja uma solução permanente, ainda é benéfico para o sistema e pode potencialmente reduzir a conta de energia.

Vento forte

Ventos fortes podem causar problemas no ar condicionado. O vento pode lançar detritos na grade do condensador ou transportar pequenos objetos para dentro da unidade, o que pode causar danos às lâminas, bloqueios e comprometimento estrutural.

Aqui estão os passos que você pode seguir para proteger o ar condicionado do vendo:

Ter uma capa para o seu ar condicionado na mão para impedir a entrada de detritos. (Mas nunca usar a capa com o ar condicionado ligado!)

Não cubra sua unidade em filme plástico. Isso causará corrosão por aprisionamento de umidade.

Remova a capa depois que a tempestade passar. NADA

Evite o acúmulo de folhas ou areia perto da unidade. O vento pode jogar essas partículas dentro do equipamento e eventualmente causar danos graves.

Bloqueio do fluxo de ar

Decorações de jarda podem causar mais mal do que bem. Mesmo pequenas cercas que são comumente vistas em torno de unidades de A / C podem causar bloqueio de fluxo de ar, o que fará com que a unidade trabalhe mais. Isso aumenta bastante o desgaste e o consumo do equipamento.

Também é importante verificar por bloqueios de fluxo de ar dentro e ao redor da unidade. Aves e roedores estão sempre procurando um lugar para se aninhar, e os condicionadores de ar são opções atraentes. Verifique sua unidade ocasionalmente para garantir que não haja ninhos de animais dentro da parte externa.

Ao notar esse problema, a solução precisa ser rápida. A falta de fluxo de ar promove o crescimento de mofo e material orgânico. Além do superaquecimento, já que a temperatura absorvida pelo sistema não será eliminada.

Com essas importantes dicas, é possível proteger o ar condicionado de diversos problemas. Assim você se lembra de algumas dores de cabeça.

Gostou dessa dica? Você pode acompanhar muito mais no nosso site!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.